A diabetes na terceira idade é um problema muito comum e que proporciona desafios. São dois tipos de diabetes que podem se desenvolver no indivíduo, sendo tipo 1 e tipo 2, e os sintomas podem variar de acordo com o tipo desenvolvido. Se destacam o aumento de taxas de açúcar no sangue, formigamento, entre outros, como sintomas. Existem alguns meios de amenizar os sintomas de diabetes, sendo a alimentação saudável o principal deles.
A diabetes na terceira idade é um problema muito comum e que proporciona desafios, devido às mudanças metabólicas e físicas que ocorrem com o envelhecimento.
Mas existem alguns cuidados que podem ajudar a amenizar os sintomas. Quer saber quais são eles? Acompanhe o post a seguir!
Os tipos de diabetes existentes
São dois tipos de diabetes que podem se desenvolver no indivíduo, sendo tipo 1 e tipo 2. As duas apresentam sintomas semelhantes, mas se desenvolvem de formas diferentes.
A diabetes tipo 1 é autoimune e ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca as células do pâncreas, que produzem a insulina.
Por sua vez, a diabetes tipo 2 é mais comum em idosos, porém o pâncreas produz corretamente a insulina, só que não o suficiente para equilibrar a glicose.
Quais os sintomas de diabetes?
Conforme dissemos, a diabetes na terceira idade é muito comum e os sintomas podem variar de acordo com o tipo desenvolvido. No caso do tipo 1, o indivíduo pode apresentar alguns sinais de alerta como:
- Aumento das taxas de açúcar no sangue;
- Sede em excesso;
- Vontade frequente de urinar;
- Fraqueza, entre outros.
Já o tipo 2 tem sintomas como hipertensão, visão embaçada, níveis de colesterol alterados, formigamento nos pés e mãos e feridas que demoram para cicatrizar.
Como amenizar os sintomas?
Existem alguns meios de amenizar os sintomas de diabetes, entre os principais:
Alimentação saudável
É importante consumir uma variedade de alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos integrais e legumes, limitar o consumo de açúcares refinados, gorduras saturadas e controlar a quantidade de carboidratos nas refeições.
Praticar exercícios físicos
A prática regular de atividade física é fundamental para o controle da diabetes na terceira idade. Exercícios aeróbicos, caminhadas, natação ou ciclismo, podem ajudar a controlar os níveis de glicose.
Acompanhamento constante
Como outras patologias, a diabetes também precisa de um acompanhamento constante, para que o tratamento correto seja mantido.
Com os cuidados adequados, os idosos com diabetes podem reduzir os sintomas, prevenir complicações e desfrutar de uma melhor qualidade de vida.
Esclarecemos suas dúvidas? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo!