Dr. Paulo Casali - Logo

Nutrologia

O que são alergias alimentares? Saiba mais aqui!

Tempo de Leitura: 2 min.
Data de Publicação: 21/12/2022
Sumário

De acordo com o último Consenso Brasileiro, alergia alimentar pode ser definida como uma doença consequente a uma resposta imunológica anômala, que ocorre após a ingestão e/ou contato com determinado(s) alimento(s). A alergia alimentar representa um capítulo à parte entre as reações adversas a alimentos. Que podem ser classificadas em imunológicas ou não-imunológicas.

As reações não-imunológicas dependem principalmente da substância ingerida (p. ex: toxinas bacterianas presentes em alimentos contaminados) ou das propriedades farmacológicas de determinadas substâncias presentes em alimentos (p. ex: cafeína no café, tiramina em queijos maturados)1. Podem ser desencadeadas também pela fermentação e efeito osmótico de carboidratos ingeridos e não absorvidos como por exemplo a lactose e os ."FODMAPs": 

Já as reações imunológicas dependem de susceptibilidade individual e podem ser classificadas segundo o mecanismo imunológico envolvido. Nas alergias alimentares, a reação depende basicamente do estímulo das imunoglobulinas, principalmente IgE e IgG

As mediadas por IgE estão relacionadas basicamente a reações alérgicas imediatas, ou seja, os sintomas aparecem segundos ou no máximo poucas horas após o contato com o alimento. Exemplos: reações cutâneas - urticária e edema; gastrintestinais – inchaço e prurido nos lábios, língua, vômitos e diarréia; respiratórias - broncoespasmo, coriza e reações sistêmicas - choque anafilático1-4

Já as mediadas por IgG podem estar relacionadas com algumas  reações alérgicas tardias, ou seja, sintomas podem demorar até semanas ou meses para surgirem. Exemplos: reações articulares: dor nas juntas; neurológicas: enxaqueca; reações sistêmicas: cansaço, falta de energia; gastrointestinais: distensão abdominal, flatulência excessiva, constipação, diarréia; respiratórias: otites, sinusites e faringites de repetição.

O Nutrólogo, o Alergologista ou o Gastroenterologista são os profissionais médicos mais indicados para diagnosticar e tratar as alergias alimentares

O diagnóstico é feito através de uma anamnese bem detalhada, um bom exame clínico e a solicitação de exames laboratoriais, entre eles os testes de alergia alimentar que podem ser feitos pelo sangue, urina, saliva ou na pele.

O tratamento é feito normalmente com a exclusão dos alimentos alergênicos na dieta, que pode ser temporária ou definitiva. Além disso, se faz o tratamento sintomático, para aliviar os sintomas presentes, baseado nas queixas do paciente e nos sinais coletados no exame físico. E também as alterações e desequilíbrios detectados nos exames complementares.  

Entre em contato conosco caso suspeite de ter alguma alergia alimentar.

Dr. Paulo Casali
DR. PAULO CASALI
CRM: 76648 
RQE: 15487

Meu nome é Paulo Antonio Casali, sou médico Geriatra e Nutrólogo com mais de 30 anos de experiência.

Meu foco é na prevenção com uma visão holística e Integrativa para um envelhecimento digno e bem sucedido.

Sou prescritor de cannabis medicinal, homeopatia, fitoterapia e prática ortomolecular.

Será um prazer atendê-lo e oferecer a você o melhor que a medicina pode proporcionar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende 
sua consulta

magnifiercross