Dr. Paulo Casali - Logo

Blog

É possível controlar a diabetes? Saiba como proceder!

Tempo de Leitura: 3 min.
Data de Publicação: 10/10/2023
Sumário

Diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento de glicose no sangue, afetando os idosos, assim como os indivíduos mais jovens. Existem dois principais tipos de diabetes, tipo 1 e tipo 2, sendo o tipo 2 muito comum na fase adulta. Os sintomas se diferenciam de acordo com o tipo da doença e o perfil do indivíduo. Entre os mais comuns estão a perda de peso e o formigamento. Para controlar a doença, é importante manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios e consultar o médico para acompanhamento.

Diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento de glicose no sangue, provocada pela má absorção ou falta de insulina. É um problema que pode afetar os idosos tanto quanto as pessoas mais jovens.

Mas afinal, é possível controlar a doença? Como isso pode ser feito? Vamos esclarecer essas dúvidas no post de hoje. Acompanhe!

Quais os tipos de diabetes? 

Há diferentes tipos de diabetes, sendo o tipo 1 e o tipo 2 os mais comuns e prevalentes.

Diabetes tipo 1 

As células que, geralmente, produzem insulina no pâncreas, são atacadas pelo sistema imunológico, que gera uma redução ou pausa nesse processo. É comum na infância e início da fase adulta.

Diabetes tipo 2

O pâncreas mantém seu funcionamento, porém, as células são resistentes à ação da insulina. A maioria dos casos ocorrem em pessoas com mais de 40 anos de idade. 

Quais os sintomas de diabetes?

Em geral, os sintomas se diferenciam de acordo com o perfil do indivíduo e o tipo de diabetes. No caso do tipo 1, os sinais de alerta são:

  • Perda rápida de peso;
  • Aumento do apetite;
  • Sede em excesso;
  • Vontade de urinar frequentemente;
  • Fraqueza;
  • Aumento das taxas de açúcar no sangue. 

Muito comum em idosos, principalmente aqueles que apresentam comorbidades, a diabetes do tipo 2 apresenta sintomas como:

  • Hipertensão;
  • Alterações nos níveis de colesterol;
  • Feridas que demoram para cicatrizar;
  • Visão embaçada;
  • Formigamento nos pés e mãos.

Dicas para controlar a diabetes

É possível controlar a diabetes com uma combinação entre cuidados médicos e estilo de vida saudável. Assim sendo, é necessário que o paciente:

Mantenha uma alimentação equilibrada

É importante diminuir a ingestão de carboidratos, especialmente com altos índices glicêmicos e incluir na dieta os alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras saudáveis

Pratique exercícios

Ao menos 30 minutos de exercícios regularmente podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e melhorar a qualidade de vida.

Evite o tabagismo e consumo de álcool

O tabagismo e o consumo excessivo de álcool podem agravar os problemas de saúde associados à diabetes. Parar de fumar e limitar o álcool são passos importantes para controlar a doença.

Além desses fatores, também é importante que o indivíduo evite ficar muito tempo sem se alimentar e não deixe de consultar o médico para o monitoramento adequado.

Esclarecemos suas dúvidas? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo!

Dr. Paulo Casali
DR. PAULO CASALI
CRM: 76648 
RQE: 15487

Meu nome é Paulo Antonio Casali, sou médico Geriatra e Nutrólogo com mais de 30 anos de experiência.

Meu foco é na prevenção com uma visão holística e Integrativa para um envelhecimento digno e bem sucedido.

Sou prescritor de cannabis medicinal, homeopatia, fitoterapia e prática ortomolecular.

Será um prazer atendê-lo e oferecer a você o melhor que a medicina pode proporcionar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende 
sua consulta

WHATSAPP
LIGAR
magnifiercross