Dr. Paulo Casali - Logo

Nutrologia

Disbiose intestinal: você sabe o que é essa condição? Confira a seguir

Tempo de Leitura: 3 min.
Data de Publicação: 19/12/2022
Sumário

A disbiose é um desequilíbrio na flora intestinal

Flora intestinal ou microbiota intestinal, refere-se aos milhões de microrganismos, como vírus, fungos e bactérias, que habitam o trato gastrointestinal. Entre suas muitas e importantíssimas funções atreladas ao bom funcionamento do organismo, estão participar da produção de enzimas, vitaminas e componentes necessários para a renovação celular, regular a absorção de nutrientes e minerais, atuar no controle da proliferação das bactérias patogênicas, no fortalecimento do sistema imunológico e na produção de aproximadamente 90% de toda a serotonina do corpo, um neurotransmissor importantíssimo cujo desequilíbrio está relacionado com os transtornos de humor como ansiedade e depressão.. 

A flora intestinal começa a se formar logo após o nascimento, sendo a mãe a primeira fonte de microrganismos do recém-nascido. Alguns estudos sugerem inclusive que a colonização das bactérias pode começar até mesmo antes do parto no útero materno. A  qualidade de vida está diretamente atrelada a uma boa saúde intestinal. Estudos recentes mostram que determinados perfis bacterianos no intestino se relacionam com inúmeras doenças como desordens psíquicas e psiquiátricas e doenças cardiovasculares entre outras

O consumo exagerado de alimentos processados, industrializados, embutidos e alergênicos, a ingestão elevada de açúcar e farináceos, gorduras saturadas e hidrogenadas entre outras  alteram de forma significativa a composição da flora intestinal. Além disso, o fumo, estresse, depressão, uso excessivo de antibióticos e até mudanças na localização geográfica podem causar a diminuição do número de bactérias boas no intestino. Isso causa o aumento das bactérias patogênicas, aquelas capazes de provocar doenças. Esse desequilíbrio da flora bacteriana intestinal é a disbiose.

  Alguns dos sintomas mais comuns e freqüentes são: náuseas, eructação excessiva (arrotos), distensão abdominal, flatulência excessiva (gazes principalmente fétidos), alteração nas fezes com diarréias, obstipação (intestino preso) ou períodos alternados entre eles.

Além da história clínica, exame físico e laboratoriais em geral, alguns exames mais específicos como análise funcional e qualitativa das fezes, pesquisa de alérgenos alimentares, perfil metabólico na urina e seqüenciamento genético dos microorganismos intestinais são muitas vezes necessários e fundamentais para um correto diagnóstico. 

O tratamento da disbiose está relacionado diretamente às mudanças no estilo de vida, com aquisição de novos e melhores hábitos incluindo: uma alimentação saudável á base de comida de verdade, rica em fibras, com muitos vegetais, preferencialmente orgânicos; atividade física regular; controle do estresse; sono reparador e não fumar.

Uso de prebióticos, enzimas digestivas, medicações sintomáticas e suspensão de eventuais alimentos alergênicos também são essenciais no esquema terapêutico  Para alguns casos, é necessário optar também pelo uso de suplementos probióticos e até mesmo um transplante fecal.

Com isso, é possível adquirir uma qualidade de vida melhor, principalmente eliminando os desconfortos relacionados a essa condição chamada  disbiose intestinal. Entre em contato conosco e conheça todas as opções de tratamento ideal para você!

Dr. Paulo Casali
DR. PAULO CASALI
CRM: 76648 
RQE: 15487

Meu nome é Paulo Antonio Casali, sou médico Geriatra e Nutrólogo com mais de 30 anos de experiência.

Meu foco é na prevenção com uma visão holística e Integrativa para um envelhecimento digno e bem sucedido.

Sou prescritor de cannabis medicinal, homeopatia, fitoterapia e prática ortomolecular.

Será um prazer atendê-lo e oferecer a você o melhor que a medicina pode proporcionar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende 
sua consulta

magnifiercross