Dr. Paulo Casali - Logo

Blog

Como saber se tenho osteoporose? Quais os sinais de alerta?

Tempo de Leitura: 2 min.
Data de Publicação: 26/09/2023
Sumário

Osteoporose é uma doença que acomete os ossos, fragilizando e fazendo com que se tornem porosos, fracos e mais suscetíveis a fraturas. A deficiência de cálcio e o envelhecimento podem ser as causas. Geralmente,  ocorre de maneira silenciosa, mas ainda assim podem surgir sintomas como a dor crônica. Para o diagnóstico é solicitado o exame de densitometria óssea. O tratamento é baseado em ajustes na dieta, suplementação de cálcio e vitamina D e medicamentos bifosfonatos.

Osteoporose é uma doença que acomete os ossos, fragilizando e fazendo com que se tornem porosos, fracos e mais suscetíveis a fraturas espontâneas ou por traumas. 

Para saber se você está com osteoporose, existem alguns sinais de alerta que vamos destacar no post de hoje. Acompanhe mais detalhes a seguir!

Quais as causas da osteoporose?

Podemos dizer que, além do desequilíbrio que ocorre entre a formação e a reabsorção óssea, resultando na baixa densidade e enfraquecimento dos ossos, existem outros fatores que podem desencadear a osteoporose, sendo eles:  

  • Deficiência de cálcio;
  • Histórico familiar;
  • Falta de vitamina D;
  • Envelhecimento;
  • Tabagismo;
  • Uso de medicamentos corticoides;
  • Deficiência de estrogênio (mulheres na menopausa);
  • Falta de exercícios físicos.

Outras patologias específicas como artrite, diabetes, doença renal crônica e doença inflamatória intestinal, podem ser consideradas fatores de risco da osteoporose. Vale lembrar que essa patologia costuma atingir os idosos e mulheres após a menopausa. 

Sintomas que indicam a doença 

Quase sempre, a osteoporose se desenvolve silenciosamente, sendo diagnosticada apenas depois de uma fratura. Ainda assim, podem surgir alguns sinais de alerta para a doença, como a diminuição da estatura, deformidade óssea e dor crônica

Como é obtido o diagnóstico?

Em geral, a osteoporose não apresenta sinais claros, portanto, é necessário consultar o médico para um diagnóstico preciso. A investigação é baseada no peso, histórico de fraturas na família, altura, idade e uso de medicamentos.

Além disso, é solicitado o exame de densitometria óssea que permite a visualização do osso e ao mesmo tempo, mede a densidade mineral ajudando até mesmo na prevenção de fraturas.

Existe tratamento para osteoporose?

O tratamento da osteoporose considera fatores como idade, sexo, histórico médico e risco de fraturas e tem como objetivo fortalecer os ossos e aliviar os sintomas. Geralmente, é necessário realizar ajustes na dieta.

Desta forma, então, deve-se manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, atividades físicas e evitando o consumo de álcool e o tabagismo.

Se for necessário, é indicada a suplementação de cálcio e vitamina D, essencial para a saúde dos ossos. 

E também são recomendados medicamentos como bisfosfonatos, para ajudar na redução de perda óssea e risco de fraturas. 

Agende uma consulta se houver a suspeita do problema e receba o tratamento adequado.

Dr. Paulo Casali
DR. PAULO CASALI
CRM: 76648 
RQE: 15487

Meu nome é Paulo Antonio Casali, sou médico Geriatra e Nutrólogo com mais de 30 anos de experiência.

Meu foco é na prevenção com uma visão holística e Integrativa para um envelhecimento digno e bem sucedido.

Sou prescritor de cannabis medicinal, homeopatia, fitoterapia e prática ortomolecular.

Será um prazer atendê-lo e oferecer a você o melhor que a medicina pode proporcionar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende 
sua consulta

magnifiercross