Dr. Paulo Casali - Logo

Blog

Osteoporose: é possível evitar a doença?

Tempo de Leitura: 2 min.
Data de Publicação: 14/03/2023
Sumário

Osteoporose é caracterizada como a perda de massa óssea. A doença está relacionada com a diminuição das funções de cálcio e minerais no organismo. Entre os sintomas estão a dor crônica, perda de qualidade de vida, ossos ou membros deformados, entre outros fatores. O consumo de cálcio, vitamina D e atividades físicas são fundamentais na prevenção do problema.

Osteoporose pode ser definida como uma doença crônica e progressiva caracterizada por  perda de massa óssea, isto é, ocorre uma diminuição da densidade óssea, o que compromete a força e aumenta a chance de fraturas.

E o que fazer para evitar esse problema? Acompanhe o post de hoje para entender um pouco mais sobre o assunto!

O que pode causar a osteoporose?

A osteoporose aparece quando ocorrerem condições que favoreça a perda do tecido ósseo em detrimento á formação e reabsorção óssea. Existem alguns fatores importantes que contribuem para isso como o próprio envelhecimento, perdas hormonais pela menopausa, algumas doenças autoimunes, uso frequente de alguns medicamentos e histórico familiar, entre outras.  

Hábitos de vida inadequados como abuso de álcool, tabagismo, sedentarismo e dieta pobre em cálcio e vitamina D também são condições de risco extremamente relevantes.

Principais sintomas de osteoporose

A osteoporose cursa quase sempre de maneira silenciosa e muitas vezes é diagnosticada apenas após alguma fratura que pode ocorrer por um trauma, queda ou algumas vezes com a simples realização de algum movimento.

Às vezes podem surgir alguns sintomas como dor crônica, diminuição da estatura e deformidade óssea. O diagnóstico pode ser  obtido através de alguns exames de imagem, o mais usado em nosso meio é a densitometria óssea

Como prevenir a osteoporose?

A doença pode ser evitada quando são inseridos alguns cuidados específicos no dia a dia. 

Uma alimentação saudável com bom aporte de nutrientes, principalmente cálcio, vitamina D, magnésio e aminoácidos essenciais além da prática regular de atividade física são as principais medidas que ajudam na prevenção.

Cigarro, bebidas alcoólicas em excesso e refrigerante devem ser evitados para não prejudicarem a saúde dos ossos, uma vez que são produtos e substâncias que implicam na perda de massa óssea.  

Não se esqueça que, para ter um diagnóstico preciso, o ideal é procurar um profissional médico.  

Agende uma consulta se houver a suspeita do problema e receba o tratamento mais adequado. 

Dr. Paulo Casali
DR. PAULO CASALI
CRM: 76648 
RQE: 15487

Meu nome é Paulo Antonio Casali, sou médico Geriatra e Nutrólogo com mais de 30 anos de experiência.

Meu foco é na prevenção com uma visão holística e Integrativa para um envelhecimento digno e bem sucedido.

Sou prescritor de cannabis medicinal, homeopatia, fitoterapia e prática ortomolecular.

Será um prazer atendê-lo e oferecer a você o melhor que a medicina pode proporcionar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende 
sua consulta

magnifiercross