Osteoporose é uma doença que acomete os ossos, fragilizando e fazendo com que se tornem porosos, fracos e mais suscetíveis a fraturas. A deficiência de cálcio e o envelhecimento podem ser as causas. Geralmente, ocorre de maneira silenciosa, mas ainda assim podem surgir sintomas como a dor crônica. Para o diagnóstico é solicitado o exame de densitometria óssea. O tratamento é baseado em ajustes na dieta, suplementação de cálcio e vitamina D e medicamentos bifosfonatos.
Osteoporose é uma doença que acomete os ossos, fragilizando e fazendo com que se tornem porosos, fracos e mais suscetíveis a fraturas espontâneas ou por traumas.
Para saber se você está com osteoporose, existem alguns sinais de alerta que vamos destacar no post de hoje. Acompanhe mais detalhes a seguir!
Quais as causas da osteoporose?
Podemos dizer que, além do desequilíbrio que ocorre entre a formação e a reabsorção óssea, resultando na baixa densidade e enfraquecimento dos ossos, existem outros fatores que podem desencadear a osteoporose, sendo eles:
- Deficiência de cálcio;
- Histórico familiar;
- Falta de vitamina D;
- Envelhecimento;
- Tabagismo;
- Uso de medicamentos corticoides;
- Deficiência de estrogênio (mulheres na menopausa);
- Falta de exercícios físicos.
Outras patologias específicas como artrite, diabetes, doença renal crônica e doença inflamatória intestinal, podem ser consideradas fatores de risco da osteoporose. Vale lembrar que essa patologia costuma atingir os idosos e mulheres após a menopausa.
Sintomas que indicam a doença
Quase sempre, a osteoporose se desenvolve silenciosamente, sendo diagnosticada apenas depois de uma fratura. Ainda assim, podem surgir alguns sinais de alerta para a doença, como a diminuição da estatura, deformidade óssea e dor crônica.
Como é obtido o diagnóstico?
Em geral, a osteoporose não apresenta sinais claros, portanto, é necessário consultar o médico para um diagnóstico preciso. A investigação é baseada no peso, histórico de fraturas na família, altura, idade e uso de medicamentos.
Além disso, é solicitado o exame de densitometria óssea que permite a visualização do osso e ao mesmo tempo, mede a densidade mineral ajudando até mesmo na prevenção de fraturas.
Existe tratamento para osteoporose?
O tratamento da osteoporose considera fatores como idade, sexo, histórico médico e risco de fraturas e tem como objetivo fortalecer os ossos e aliviar os sintomas. Geralmente, é necessário realizar ajustes na dieta.
Desta forma, então, deve-se manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, atividades físicas e evitando o consumo de álcool e o tabagismo.
Se for necessário, é indicada a suplementação de cálcio e vitamina D, essencial para a saúde dos ossos.
E também são recomendados medicamentos como bisfosfonatos, para ajudar na redução de perda óssea e risco de fraturas.
Agende uma consulta se houver a suspeita do problema e receba o tratamento adequado.