Dr. Paulo Casali - Logo

Blog

Como saber se estou com artrose? Quais os sintomas?

Tempo de Leitura: 2 min.
Data de Publicação: 28/02/2023
Sumário

Para identificar um quadro de artrose é preciso observar os sintomas. Esse problema se caracteriza por dores nas articulações, rigidez localizada, inchaço, sensação de calor ou queimação, redução da mobilidade, estalos, rangidos e deformidade da articulação afetada.

A artrose é um processo degenerativo que afeta a articulação, composta por um tecido cartilaginoso que está localizada na extremidade dos ossos. Ela provoca dor, inchaço, limitação de movimentos, rigidez localizada e estalos ao movimentar a articulação.

Os ossos do corpo humano têm uma ligação entre si, mas existe um tecido cartilaginoso que faz a proteção da extremidade deles para que não fiquem em contato direto uns com os outros. A artrose é o processo de degeneração da cartilagem.

Ela acontece de forma gradativa, se manifestando geralmente a partir dos 50 anos. Conforme ocorre o processo natural de envelhecimento, a tendência é que ela vá piorando progressivamente. Esforço excessivo e movimentos repetitivos são alguns dos fatores que podem favorecer seu agravo ou aparecimento mais precoce

Você sabe quais são os sintomas que esse problema provoca? Continue lendo para descobrir e saber se você também pode ter artrose.

Quais são os sintomas de artrose?

Como a artrose causa a degeneração da articulação nas extremidades dos ossos, o seu principal sintoma é a dor articular, causada pelo atrito entre os ossos. 

Também é possível perceber uma limitação de movimentos, em especial ao permanecer na mesma posição por algum tempo. Ao começar a se movimentar, a tendência é a melhora dessas limitações e a redução da dor.

A artrose provoca, ainda, inchaço nas articulações afetadas e sensação de queimação em certos pontos. Em alguns casos, é possível perceber estalos ao movimentar as articulações, ou mesmo rangidos.

Qual é a diferença entre artrite e artrose?

Você viu que a artrose é um processo degenerativo da cartilagem, já a artrite é uma inflamação das articulações e não está relacionada de forma direta ao processo de envelhecimento.

A artrite pode acontecer por uma sobrecarga na articulação, um processo infeccioso ou uma reação auto-imune por exemplo. Já a artrose costuma acometer as articulações que suportam peso e ou executam movimentos repetitivos.

Como identificar um quadro de artrose?

Observar sintomas como desconforto articular, que fica mais intenso após um período na mesma posição, que piora nos dias frios e com exercício físico ou determinados movimentos, podem ser sinais de alerta

Para ter um diagnóstico preciso, o ideal é procurar um profissional médico que fará uma avaliação detalhada. Agende uma consulta caso suspeite ter esse problema e receba o tratamento mais adequado para o seu caso.

Dr. Paulo Casali
DR. PAULO CASALI
CRM: 76648 
RQE: 15487

Meu nome é Paulo Antonio Casali, sou médico Geriatra e Nutrólogo com mais de 30 anos de experiência.

Meu foco é na prevenção com uma visão holística e Integrativa para um envelhecimento digno e bem sucedido.

Sou prescritor de cannabis medicinal, homeopatia, fitoterapia e prática ortomolecular.

Será um prazer atendê-lo e oferecer a você o melhor que a medicina pode proporcionar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende 
sua consulta

magnifiercross