Osteoporose é caracterizada como a perda de massa óssea. A doença está relacionada com a diminuição das funções de cálcio e minerais no organismo. Entre os sintomas estão a dor crônica, perda de qualidade de vida, ossos ou membros deformados, entre outros fatores. O consumo de cálcio, vitamina D e atividades físicas são fundamentais na prevenção do problema.
Osteoporose pode ser definida como uma doença crônica e progressiva caracterizada por perda de massa óssea, isto é, ocorre uma diminuição da densidade óssea, o que compromete a força e aumenta a chance de fraturas.
E o que fazer para evitar esse problema? Acompanhe o post de hoje para entender um pouco mais sobre o assunto!
O que pode causar a osteoporose?
A osteoporose aparece quando ocorrerem condições que favoreça a perda do tecido ósseo em detrimento á formação e reabsorção óssea. Existem alguns fatores importantes que contribuem para isso como o próprio envelhecimento, perdas hormonais pela menopausa, algumas doenças autoimunes, uso frequente de alguns medicamentos e histórico familiar, entre outras.
Hábitos de vida inadequados como abuso de álcool, tabagismo, sedentarismo e dieta pobre em cálcio e vitamina D também são condições de risco extremamente relevantes.
Principais sintomas de osteoporose
A osteoporose cursa quase sempre de maneira silenciosa e muitas vezes é diagnosticada apenas após alguma fratura que pode ocorrer por um trauma, queda ou algumas vezes com a simples realização de algum movimento.
Às vezes podem surgir alguns sintomas como dor crônica, diminuição da estatura e deformidade óssea. O diagnóstico pode ser obtido através de alguns exames de imagem, o mais usado em nosso meio é a densitometria óssea.
Como prevenir a osteoporose?
A doença pode ser evitada quando são inseridos alguns cuidados específicos no dia a dia.
Uma alimentação saudável com bom aporte de nutrientes, principalmente cálcio, vitamina D, magnésio e aminoácidos essenciais além da prática regular de atividade física são as principais medidas que ajudam na prevenção.
Cigarro, bebidas alcoólicas em excesso e refrigerante devem ser evitados para não prejudicarem a saúde dos ossos, uma vez que são produtos e substâncias que implicam na perda de massa óssea.
Não se esqueça que, para ter um diagnóstico preciso, o ideal é procurar um profissional médico.
Agende uma consulta se houver a suspeita do problema e receba o tratamento mais adequado.