A osteoporose ocorre por conta de um desequilíbrio entre a formação e reabsorção óssea. É uma condição que afeta os ossos, tornando-os frágeis e mais propensos a fraturas. Envelhecimento, tabagismo e falta de vitamina D são algumas causas da doença. Pode ser silenciosa, até que ocorra uma fratura envolvendo dor crônica, entre outros sintomas. A densitometria óssea é utilizada para o diagnóstico. Para a prevenção, é indicada uma dieta balanceada e exercícios físicos.
A osteoporose é uma condição que afeta os ossos, tornando-os frágeis e mais propensos a fraturas. Essa doença ocorre quando o corpo perde massa óssea ou não consegue produzi-la na mesma proporção, resultando em ossos porosos e menos densos.
Quer entender um pouco mais sobre a patologia e saber quais são os sintomas e como preveni-la? Continue acompanhando o post a seguir!
Como ocorre a osteoporose e quais os sintomas?
Podemos dizer que a osteoporose ocorre por conta de um desequilíbrio entre a formação e reabsorção óssea, que resultam em uma densidade baixa e consequentemente, no enfraquecimento dos ossos.
Outras possíveis causas incluem: histórico familiar, tabagismo, envelhecimento, falta de vitamina D, uso de corticoides, falta de exercícios e deficiência de estrogênio (em mulheres).
É caracterizada como uma doença silenciosa, que atinge, em grande parte, mulheres e idosos e muitas vezes não apresenta sintomas, até que uma fratura ocorra. Sendo assim, podem surgir alguns sinais de alerta, entre eles:
- Dor crônica;
- Diminuição da estatura;
- Deformidade óssea.
Como obter o diagnóstico de osteoporose?
O diagnóstico, geralmente, é feito por meio de exames como a densitometria óssea, que mede a densidade mineral dos ossos. Esse teste identifica a quantidade de ossos e ajuda a estimar o risco de fraturas.
Principais formas de prevenção
É possível reduzir os riscos de desenvolver osteoporose adotando hábitos de vida saudáveis, como:
- Dieta balanceada: alimentação rica em cálcio e vitamina D, para fortalecer os ossos.
- Exercícios físicos: atividades que suportam o peso, como caminhada, corrida e musculação.
- Evitar fatores de risco: tabagismo, consumo excessivo de álcool e dieta pobre em nutrientes.
- Suplementação: quando necessário, suplementos de cálcio e vitamina D podem ser recomendados.
Qual o tratamento indicado para osteoporose?
O tratamento considera alguns fatores como: histórico médico do paciente, risco de fraturas, idade e sexo, visando fortalecer os ossos e aliviar os sintomas.
Uma das medidas é manter uma dieta adequada, consumindo alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo, iogurte, brócolis, couve e salmão, que podem ajudar no fortalecimento.
E, conforme dissemos, é importante evitar o consumo de álcool e o tabagismo, investindo mais em atividades físicas.
Lembre-se que, consultar um médico regularmente para monitorar a saúde óssea e avaliar o risco de fraturas, é o mais indicado.
Esclarecemos suas dúvidas? Deixe um comentário abaixo e compartilhe o conteúdo!