Para identificar um quadro de artrose é preciso observar os sintomas. Esse problema se caracteriza por dores nas articulações, rigidez localizada, inchaço, sensação de calor ou queimação, redução da mobilidade, estalos, rangidos e deformidade da articulação afetada.
A artrose é um processo degenerativo que afeta a articulação, composta por um tecido cartilaginoso que está localizada na extremidade dos ossos. Ela provoca dor, inchaço, limitação de movimentos, rigidez localizada e estalos ao movimentar a articulação.
Os ossos do corpo humano têm uma ligação entre si, mas existe um tecido cartilaginoso que faz a proteção da extremidade deles para que não fiquem em contato direto uns com os outros. A artrose é o processo de degeneração da cartilagem.
Ela acontece de forma gradativa, se manifestando geralmente a partir dos 50 anos. Conforme ocorre o processo natural de envelhecimento, a tendência é que ela vá piorando progressivamente. Esforço excessivo e movimentos repetitivos são alguns dos fatores que podem favorecer seu agravo ou aparecimento mais precoce
Você sabe quais são os sintomas que esse problema provoca? Continue lendo para descobrir e saber se você também pode ter artrose.
Quais são os sintomas de artrose?
Como a artrose causa a degeneração da articulação nas extremidades dos ossos, o seu principal sintoma é a dor articular, causada pelo atrito entre os ossos.
Também é possível perceber uma limitação de movimentos, em especial ao permanecer na mesma posição por algum tempo. Ao começar a se movimentar, a tendência é a melhora dessas limitações e a redução da dor.
A artrose provoca, ainda, inchaço nas articulações afetadas e sensação de queimação em certos pontos. Em alguns casos, é possível perceber estalos ao movimentar as articulações, ou mesmo rangidos.
Qual é a diferença entre artrite e artrose?
Você viu que a artrose é um processo degenerativo da cartilagem, já a artrite é uma inflamação das articulações e não está relacionada de forma direta ao processo de envelhecimento.
A artrite pode acontecer por uma sobrecarga na articulação, um processo infeccioso ou uma reação auto-imune por exemplo. Já a artrose costuma acometer as articulações que suportam peso e ou executam movimentos repetitivos.
Como identificar um quadro de artrose?
Observar sintomas como desconforto articular, que fica mais intenso após um período na mesma posição, que piora nos dias frios e com exercício físico ou determinados movimentos, podem ser sinais de alerta
Para ter um diagnóstico preciso, o ideal é procurar um profissional médico que fará uma avaliação detalhada. Agende uma consulta caso suspeite ter esse problema e receba o tratamento mais adequado para o seu caso.