Considerando que, para os idosos não existe um lugar mais confortável do que o seu próprio lar para manter os cuidados com a sua saúde, o atendimento domiciliar é uma ótima opção. Entre as vantagens desse atendimento, estão o conforto, a qualidade de vida e a presença familiar, que também é de extrema importância. Além de não haver necessidade de se locomover para hospitais, evitando o risco de infecção hospitalar.
Sabemos que uma pessoa idosa com problemas de saúde precisa de um acompanhamento maior e um atendimento de qualidade. Para isso, existe o atendimento domiciliar (home care).
A seguir, vamos destacar as vantagens desse atendimento. Continue nos acompanhando!
Por que é importante o atendimento domiciliar?
Considerando que, para os idosos não existe um lugar mais confortável do que o seu próprio lar para manter os cuidados com a sua saúde, o atendimento domiciliar é uma ótima opção.
Além disso, o tratamento fora do ambiente hospitalar evita o risco de outras doenças, como infecções hospitalares que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), respondem por aproximadamente 100 mil mortes no país.
Quais são os benefícios do atendimento domiciliar?
O atendimento domiciliar feito por profissionais de saúde é previsto em lei e regulado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) desde a década de 90. Entre as vantagens oferecidas, podemos destacar:
Conforto
Os idosos, muitas vezes, preferem permanecer em seus ambientes familiares, onde se sentem mais confortáveis e seguros. O home care permite que eles recebam cuidados necessários sem precisar que se desloquem para hospitais.
Qualidade de vida
O ambiente familiar, aliado aos cuidados personalizados, pode contribuir para uma melhor qualidade de vida do idoso.
Atendimento personalizado
O atendimento domiciliar é altamente personalizado e os profissionais de saúde podem adaptar os cuidados de acordo com as condições médicas, preferências e rotinas do paciente idoso.
Presença familiar
A presença da família é mais significativa no ambiente domiciliar, o que pode promover um apoio emocional e social mais consistente para o idoso. Além disso, a família pode estar mais envolvida no planejamento e acompanhamento dos cuidados.
Como vimos, o home care representa uma abordagem centrada no paciente, proporcionando cuidados com a saúde de maneira mais holística e integrada, respeitando a individualidade de cada paciente.
Se você tem interesse em consultas domiciliares e possui outras dúvidas, entre em contato ou deixe um comentário abaixo!