Diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento de glicose no sangue, afetando os idosos, assim como os indivíduos mais jovens. Existem dois principais tipos de diabetes, tipo 1 e tipo 2, sendo o tipo 2 muito comum na fase adulta. Os sintomas se diferenciam de acordo com o tipo da doença e o perfil do indivíduo. Entre os mais comuns estão a perda de peso e o formigamento. Para controlar a doença, é importante manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios e consultar o médico para acompanhamento.
Diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento de glicose no sangue, provocada pela má absorção ou falta de insulina. É um problema que pode afetar os idosos tanto quanto as pessoas mais jovens.
Mas afinal, é possível controlar a doença? Como isso pode ser feito? Vamos esclarecer essas dúvidas no post de hoje. Acompanhe!
Quais os tipos de diabetes?
Há diferentes tipos de diabetes, sendo o tipo 1 e o tipo 2 os mais comuns e prevalentes.
Diabetes tipo 1
As células que, geralmente, produzem insulina no pâncreas, são atacadas pelo sistema imunológico, que gera uma redução ou pausa nesse processo. É comum na infância e início da fase adulta.
Diabetes tipo 2
O pâncreas mantém seu funcionamento, porém, as células são resistentes à ação da insulina. A maioria dos casos ocorrem em pessoas com mais de 40 anos de idade.
Quais os sintomas de diabetes?
Em geral, os sintomas se diferenciam de acordo com o perfil do indivíduo e o tipo de diabetes. No caso do tipo 1, os sinais de alerta são:
- Perda rápida de peso;
- Aumento do apetite;
- Sede em excesso;
- Vontade de urinar frequentemente;
- Fraqueza;
- Aumento das taxas de açúcar no sangue.
Muito comum em idosos, principalmente aqueles que apresentam comorbidades, a diabetes do tipo 2 apresenta sintomas como:
- Hipertensão;
- Alterações nos níveis de colesterol;
- Feridas que demoram para cicatrizar;
- Visão embaçada;
- Formigamento nos pés e mãos.
Dicas para controlar a diabetes
É possível controlar a diabetes com uma combinação entre cuidados médicos e estilo de vida saudável. Assim sendo, é necessário que o paciente:
Mantenha uma alimentação equilibrada
É importante diminuir a ingestão de carboidratos, especialmente com altos índices glicêmicos e incluir na dieta os alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras saudáveis.
Pratique exercícios
Ao menos 30 minutos de exercícios regularmente podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e melhorar a qualidade de vida.
Evite o tabagismo e consumo de álcool
O tabagismo e o consumo excessivo de álcool podem agravar os problemas de saúde associados à diabetes. Parar de fumar e limitar o álcool são passos importantes para controlar a doença.
Além desses fatores, também é importante que o indivíduo evite ficar muito tempo sem se alimentar e não deixe de consultar o médico para o monitoramento adequado.
Esclarecemos suas dúvidas? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo!