O Alzheimer é uma das doenças mais temidas relacionadas à velhice. Degenerativa e ainda sem cura, o Alzheimer afeta as funções neurológicas, em especial a memória, por isso é importantíssimo ficar ligado aos seus sintomas.
Pesquisas recentes e novas descobertas têm conseguindo melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a doença. Para isso, ser capaz de diagnosticar a doença em seu início é muito importante.
Quem convive com uma pessoa idosa deve conhecer os principais sintomas dessa fase, evitando confundi-los com acontecimentos que são naturais do avançar da idade.
Eu já falei muito sobre a doença e os sintomas na mídia e nas minhas redes sociais, clique aqui para ver um post que deixei no meu Facebook sobre o tema. Inclusive concedi uma entrevista para o programa Mulheres, na TV Gazeta, respondendo algumas dúvidas sobre o assunto. Clique aqui para assistir.
Sintomas do Alzheimer
Entre os principais sintomas iniciais do Alzheimer que deve se atentar se destacam:
- Perda de memória recente, esquecimento de datas importantes ou eventos, repetição de perguntas.
- Dificuldade em planejar ou resolver problemas, perdendo a capacidade de desenvolver trabalhos ou trabalhar com números. Pode apresentar dificuldades em seguir receitas ou cuidar das finanças pessoais, dificuldade de concentração e demora pra realizar tarefas cotidianas.
- Dificuldade em realizar tarefas diárias, como ir a um lugar conhecido, por exemplo;
- Perda de noção de tempo e desorientação, podendo não entender algo que não esteja acontecendo naquele exato momento. Por vezes, o indivíduo atingido não sabe onde está ou como chegou lá.
- Dificuldade em perceber imagens e relações espaciais, dificuldades de leitura, de cálculo de distância, determinar cores e contrastes. Pode ocorrer de não reconhecer a própria imagem no espelho.
- Problemas de linguagem, apresentando dificuldades em manter uma conversa sendo comum apresentar falas repetidas e dificuldades de encontrar palavras.
- Trocar os lugares das coisas, colocando objetos em lugares não adequados.
- Apresentar alterações na capacidade de julgamento ou tomada de decisão, podendo não perceber quando estão sendo enganados.
- Afastamento do trabalho, vida social e de hábitos e hobbies que antes eram prazerosos e aos quais se dedicava.
- Alterações súbitas de humor e personalidade sem que haja motivo aparente.
A hora de procurar ajuda
Caso perceba o surgimento de um ou mais sintomas do Alzheimer deve-se ligar o sinal de alerta e procurar ajuda especializada de forma a desacelerar a progressão da doença e garantir maior bem-estar ao portador.
O Dr. Paulo Casali é especialista na prevenção e tratamento de doenças da terceira idade e está em constante atualização sobre o Alzheimer. Em 2019 esteve no AAIC em Los Angeles, um dos maiores eventos do mundo sobre Alzheimer, buscando novas perspectivas de tratamento e diagnóstico da doença. Veja aqui como foi.
Seu consultório está localizado no Ipiranga, zona sul de São Paulo e além disso disponibilizamos de consultas domiciliares, onde o médico geriatra visita o paciente em sua residência, hospital, onde for melhor. Saiba mais sobre as consultas domiciliares.