fbpx

Sintomas do Alzheimer: Como reconhecer o início?

Sintomas do AlzheimerO Alzheimer é uma das doenças mais temidas relacionadas à velhice. Degenerativa e ainda sem cura, o Alzheimer afeta as funções neurológicas, em especial a memória, por isso é importantíssimo ficar ligado aos seus sintomas.

Pesquisas recentes e novas descobertas têm conseguindo melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a doença. Para isso, ser capaz de diagnosticar a doença em seu início é muito importante.

Quem convive com uma pessoa idosa deve conhecer os principais sintomas dessa fase, evitando confundi-los com acontecimentos que são naturais do avançar da idade.

Eu já falei muito sobre a doença e os sintomas na mídia e nas minhas redes sociais, clique aqui para ver um post que deixei no meu Facebook sobre o tema. Inclusive concedi uma entrevista para o programa Mulheres, na TV Gazeta, respondendo algumas dúvidas sobre o assunto. Clique aqui para assistir.

 

Sintomas do Alzheimer

Entre os principais sintomas iniciais do Alzheimer que deve se atentar se destacam:

  1. Perda de memória recente, esquecimento de datas importantes ou eventos, repetição de perguntas.
  2. Dificuldade em planejar ou resolver problemas, perdendo a capacidade de desenvolver trabalhos ou trabalhar com números. Pode apresentar dificuldades em seguir receitas ou cuidar das finanças pessoais, dificuldade de concentração e demora pra realizar tarefas cotidianas.
  3. Dificuldade em realizar tarefas diárias, como ir a um lugar conhecido, por exemplo;
  4. Perda de noção de tempo e desorientação, podendo não entender algo que não esteja acontecendo naquele exato momento. Por vezes, o indivíduo atingido não sabe onde está ou como chegou lá.
  5. Dificuldade em perceber imagens e relações espaciais, dificuldades de leitura, de cálculo de distância, determinar cores e contrastes. Pode ocorrer de não reconhecer a própria imagem no espelho.
  6. Problemas de linguagem, apresentando dificuldades em manter uma conversa sendo comum apresentar falas repetidas e dificuldades de encontrar palavras.
  7. Trocar os lugares das coisas, colocando objetos em lugares não adequados.
  8. Apresentar alterações na capacidade de julgamento ou tomada de decisão, podendo não perceber quando estão sendo enganados.
  9. Afastamento do trabalho, vida social e de hábitos e hobbies que antes eram prazerosos e aos quais se dedicava.
  10. Alterações súbitas de humor e personalidade sem que haja motivo aparente.

 

A hora de procurar ajuda

Caso perceba o surgimento de um ou mais sintomas do Alzheimer deve-se ligar o sinal de alerta e procurar ajuda especializada de forma a desacelerar a progressão da doença e garantir maior bem-estar ao portador.

O Dr. Paulo Casali é especialista na prevenção e tratamento de doenças da terceira idade e está em constante atualização sobre o Alzheimer. Em 2019 esteve no AAIC em Los Angeles, um dos maiores eventos do mundo sobre Alzheimer, buscando novas perspectivas de tratamento e diagnóstico da doença. Veja aqui como foi.

Seu consultório está localizado no Ipiranga, zona sul de São Paulo e além disso disponibilizamos de consultas domiciliares, onde o médico geriatra visita o paciente em sua residência, hospital, onde for melhor. Saiba mais sobre as consultas domiciliares.

[sc name=”agendeinterno”]

×