Como prevenir a hipertensão?

A hipertensão é um problema de saúde que atinge 35% da população brasileira, sendo mais comum entre os idosos. A chamada pressão alta é perigosa, podendo agravar outras condições e até mesmo levar a morte.

O aumento da pressão sanguínea obriga o coração a trabalhar de forma mais intensa para distribuir o sangue pelo corpo, aumentando as chances de infarto, aneurismas, acidente vascular cerebral e insuficiência renal e cardíaca.

Embora a hipertensão tenha um componente hereditário, e tenha maior incidência entre pessoas negras e com diabetes, há hábitos de risco que podem potencializar suas chances de desenvolver a doença. Porém é possível prevenir sua ocorrência através da adoção de bons hábitos, como:

  1. Não fumar;
  2. Evitar o consumo exagerado de álcool;
  3. Ter uma alimentação variada e equilibrada;
  4. Evitar o consumo excessivo de açúcar e sal;
  5. Manter os níveis de estresse baixo;
  6. Consumir ao menos 2 litros de água por dia;
  7. Praticar atividades físicas regularmente.

Dores de cabeça, fraquezas, tonturas, zumbidos no ouvido, dores no peito, visão embaçada e sangramento nasal são sintomas da hipertensão. Caso note a presença de um ou mais destes, especialmente se pertencer a grupos de riscos, procure um médico para obter um correto diagnóstico e iniciar o tratamento.

 

Como saber se eu sou hipertenso?

Aqui no blog nós já falamos que para fazer o diagnóstico de hipertensão é necessário acompanhar de perto as variações do dia. Existem inclusive exames específicos que fazem o monitoramento durante um período e ajudam o médico a determinar se o indivíduo é ou não hipertenso. Por isso, somente um médico especializado e capacitado pode fazer este diagnóstico.

A Clínica Paulo Casali pode ajudá-lo no diagnóstico e tratamento das doenças comuns na terceira idade, entre elas a hipertensão, e assim trazer mais qualidade de vida, saúde e bem-estar. Localizada no Ipiranga em São Paulo, a clínica oferece consulta com médico geriatra em nosso consultório preparado para atender nossos pacientes com todos os protocolos de segurança necessários, ou então, para aqueles que não podem vir até aqui, ainda oferecemos as consultas domiciliares, que são uma ótima alternativa para aqueles pacientes que preferem ser atendidos em suas casas, ILPIs, etc. Fale com a nossa equipe e agende já a sua consulta com médico geriatra.

Agende já a sua consulta!
Deixe seu telefone que ligamos para você:

Postado no(a) Blog