Hipertensão: 6 hábitos de risco

 

A hipertensão é um problema de saúde que atinge milhões de brasileiros e pode ser fatal. É extremamente comum escutar que algum amigo, parente ou conhecido tem pressão alta, não é verdade? Mas quais são as principais causas desta doença e como fazer o diagnóstico? Leia abaixo neste artigo que preparei.

O que é a hipertensão? 

hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta, é caracterizada pelo aumento da pressão arterial do sangue, ela faz com que o coração precise trabalhar de forma mais intensa para distribuir o sangue pelo organismo. Quando não controlada, pode aumentar as chances de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e insuficiência renal  

Fatores de risco da hipertensão

Entre os fatores de risco que levam ao aumento da pressão arterial, podendo levar a hipertensão, estão:

  1. Fumo;
  2. Consumo excessivo de álcool;
  3. Consumo excessivo de sal;
  4. Obesidade;
  5. Sedentarismo;
  6. Estresse.

E vale lembrar: pessoas negras, diabéticas e idosas devem redobrar os cuidados com a hipertensão, que ocorre com maior facilidade nesses grupos.

Como saber se eu sou hipertenso?

É importante destacar que aferir a pressão e ver que ela está alta naquele momento não significa necessariamente que você é um indivíduo que sofre de hipertensão. Durante o dia nós passamos por diversas situações que podem fazer a pressão arterial variar para cima e para baixo. Isso é extremamente comum e normal.

Passar por algum quadro de estresse, nervoso, praticar algum exercício físico, sofrer uma emoção forte, são algumas situações em que é esperado o aumento da pressão sanguínea e caso você faça a aferição logo de imediato após algum desses exemplos, há grandes chances de estar alterada.

Para fazer o diagnóstico de hipertensão é necessário acompanhar de perto as variações do dia. Existem inclusive exames específicos que fazem o monitoramento durante um período e ajudam o médico a determinar se o indivíduo é ou não hipertenso. Por isso, somente um médico especializado e capacitado pode fazer este diagnóstico.

A Clínica Paulo Casali pode ajudá-lo no diagnóstico e tratamento das doenças comuns na terceira idade, entre elas a hipertensão, e assim trazer mais qualidade de vida, saúde e

bem-estar. Localizada no Ipiranga em São Paulo, a clínica oferece consulta com médico geriatra em nosso consultório preparado para atender nossos pacientes com todos os protocolos de segurança necessários, ou então, para aqueles que não podem vir até aqui, ainda oferecemos as consultas domiciliares, que são uma ótima alternativa para aqueles pacientes que preferem ser atendidos em suas casas, ILPIs, etc. Fale com a nossa equipe e agende já a sua consulta com médico geriatra.

Agende já a sua consulta!
Deixe seu telefone que ligamos para você:

Postado no(a) Blog