Ansiedade é um transtorno mental definido como a preocupação com situações cotidianas e a criação de expectativas. A ansiedade em idosos também acontece e interfere na qualidade de vida. O problema surge por diversos fatores, entre eles o estresse diário, traumas, privação de sono e a depressão. É possível controlar os sintomas com psicoterapia, medicamentos em menor dose, atividades físicas e por meio da cannabis medicinal.
Ansiedade é um transtorno mental definido como a preocupação com situações cotidianas e a criação de expectativas com o futuro. O que muitas pessoas não imaginam é que a ansiedade em idosos também acontece e interfere na qualidade de vida dos mesmos.
Falaremos um pouco mais sobre o assunto no post de hoje! Continue nos acompanhando e saiba qual a melhor forma de controlar os sintomas da ansiedade.
Como surge a ansiedade em idosos?
Podemos dizer que a ansiedade é marcada pela frequente sensação de angústia e tensão, algo que, muitas vezes, compromete as atividades diárias do indivíduo.
O problema surge, geralmente, por diversos fatores, entre eles: estresse diário, traumas e outras doenças mentais, como a privação de sono e a depressão.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025 o Brasil pode chegar à sexta posição entre os países com o maior número de idosos com esse tipo de problema.
Isso significa que a ansiedade em idosos está se tornando cada vez mais frequente e quando os sintomas não são percebidos a tempo pelos familiares, podem aumentar as chances de quadros de depressão.
Também podemos ressaltar que o consumo de substâncias que contém cafeína em excesso e os efeitos colaterais de alguns medicamentos podem contribuir para o surgimento da ansiedade.
Quais os sinais que indicam ansiedade em idosos?
Entre os sinais mais comuns de ansiedade estão o nervosismo e a insônia. Além desses, também podemos destacar:
- Sensação de aperto no peito;
- Dor de cabeça;
- Boca seca;
- Arritmias cardíacas;
- Suor excessivo;
- Diarreia e tensão muscular;
- Tremores;
- Falta de concentração;
- Limitações físicas para realizar tarefas.
Os sintomas podem ser controlados?
Existem várias maneiras de controlar os sintomas de ansiedade, como por exemplo, a combinação de psicoterapia e o uso de medicamentos em menores doses.
Em casos onde o nível de estresse está mais elevado, é indicado um tratamento complementar com a realização de atividades físicas, meditação, pilates, yoga e tai chi.
É essencial manter uma dieta saudável e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Outra alternativa mais recente é o uso da cannabis medicinal, que de acordo com estudos pode diminuir a ansiedade em até 50%.
A ansiedade em idosos é uma doença séria, que merece atenção e deve ser tratada corretamente, para a recuperação da qualidade de vida!
O conteúdo esclareceu suas dúvidas? Deixe abaixo o seu comentário e compartilhe!