Artrite Reumatoide x Artrose: quais as diferenças?

 

Embora a artrite reumatoide e artrose sejam doenças com sintomas muito semelhantes e capazes de afetar a qualidade de vida e bem-estar, prejudicando a funcionalidade, não são um problema único, exigindo tratamentos diferentes para cada caso.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que tem como principal característica a inflamação das articulações, embora possa também agredir outros órgãos. Ela é uma doença autoimune, ou seja, faz com que o sistema imunológico ataque o próprio organismo.

Caso não seja tratada, a artrite reumatoide pode levar a destruição das juntas, gerando deformidades e limitações no movimento. As causas da artrite reumatoide ainda são desconhecidas, mas sabemos que atinge mais mulheres do que os homens e geralmente começa entre os 30 e 40 anos de idade.

Já a artrose se caracteriza pelo desgaste ou degeneração das articulações (conhecidas popularmente como juntas), muitas vezes causando dor. A doença é mais comum nas mãos, coluna, joelhos e quadril, havendo também um componente de inflamação cuja frequência aumenta com o passar do tempo. O processo de desgaste pode ser mais precoce e acelerado quando se exige muito daquela junta, com sobrecarga excessiva por movimentos e esforços repetitivos, postura inadequada, excesso de peso, entre outros fatores.


Hora de procurar um médico

Aqui no blog já demos algumas dicas de como diminuir as dores da artrose, embora seja primordial que  você procure um profissional médico para obter o correto diagnóstico e indicação do melhor tratamento para o seu caso. 

Aqui na Clínica Paulo Casali é muito comum recebermos queixas de pacientes que sofrem com as dores da artrose. E até mesmo pacientes que se queixam de dores em algumas áreas do corpo e não sabem que podem sim ser sintomas da artrose.

Agende uma consulta, tire todas as suas dúvidas e receba o diagnóstico e tratamento correto para o seu caso. A Clínica Paulo Casali está localizada no Ipiranga – São Paulo e também disponibilizamos de consultas domiciliares, onde o médico geriatra faz uma visita ao paciente em sua residência, casa de repouso, hospital, trazendo mais comodidade e conforto.

Agende já a sua consulta!
Deixe seu telefone que ligamos para você:

Postado no(a) Blog