Os riscos da automedicação

 

A automedicação é uma prática tão comum quanto perigosa. Muitos indivíduos, ao adoecerem ou terem qualquer sintoma, decidem tomar medicamentos sem prescrição médica, seja por iniciativa própria ou por sugestão de familiares e amigos.
Ao adotar essa atitude os riscos superam os benefícios. Os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil, estando a frente de substâncias como produtos de limpeza, agrotóxicos e alimentos em condições impróprias para consumo.
Entre os riscos da automedicação – e motivos para evitá-la – podemos destacar:

  • Atraso no diagnóstico correto;
  • Agravamento de distúrbios;
  • Possibilidade de ficar dependente;
  • Possibilidade de sentir efeitos adversos graves;
  • Possibilidade de reações alérgicas;
  • Criação de resistência nos micro-organismos;
  • Intoxicações que podem ser letais.

Por tudo isso, evite a automedicação. Remédio só com prescrição médica e seguindo estritamente as indicações de quantidade e periodicidade.

Consulte um médico regularmente
Na Clínica Paulo Casali, oferecemos as consultas domiciliares com o médico geriatra, para os pacientes que moram na Grande São Paulo e que não podem ou não querem se deslocar até a clinica, onde são atendidos no conforto de suas casas, instituições de longa permanência, hospitais, onde for. A grande vantagem dessa modalidade é o conforto do paciente, que não necessita se deslocar até o consultório para receber a atenção e os cuidados necessários.
Se você tem interesse nas consultas domiciliares, ou mesmo nas consultas em consultório, entre em contato através das opções abaixo e saiba mais detalhes de como funciona essa comodidade. 

Agende já a sua consulta!
Deixe seu telefone que ligamos para você:

Postado no(a) Blog