A automedicação é uma prática tão comum quanto perigosa. Muitos indivíduos, ao adoecerem ou terem qualquer sintoma, decidem tomar medicamentos sem prescrição médica, seja por iniciativa própria ou por sugestão de familiares e amigos.
Ao adotar essa atitude os riscos superam os benefícios. Os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil, estando a frente de substâncias como produtos de limpeza, agrotóxicos e alimentos em condições impróprias para consumo.
Entre os riscos da automedicação - e motivos para evitá-la - podemos destacar:
- Atraso no diagnóstico correto;
- Agravamento de distúrbios;
- Possibilidade de ficar dependente;
- Possibilidade de sentir efeitos adversos graves;
- Possibilidade de reações alérgicas;
- Criação de resistência nos micro-organismos;
- Intoxicações que podem ser letais.
Por tudo isso, evite a automedicação. Remédio só com prescrição médica e seguindo estritamente as indicações de quantidade e periodicidade.
Consulte um médico regularmente
Na Clínica Paulo Casali, oferecemos as consultas domiciliares com o médico geriatra, para os pacientes que moram na Grande São Paulo e que não podem ou não querem se deslocar até a clinica, onde são atendidos no conforto de suas casas, instituições de longa permanência, hospitais, onde for. A grande vantagem dessa modalidade é o conforto do paciente, que não necessita se deslocar até o consultório para receber a atenção e os cuidados necessários.
Se você tem interesse nas consultas domiciliares, ou mesmo nas consultas em consultório, entre em contato através das opções abaixo e saiba mais detalhes de como funciona essa comodidade.