A terceira idade geralmente vem acompanhada de algumas complicações de saúde que podem ser mais freqüentes principalmente quando os cuidados e atenção ao paciente é negligenciada durante o processo de envelhecimento.
As doenças relacionadas ao envelhecimento são chamadas de degenerativas. Separamos as principais delas aqui. Confira abaixo:
Doença de Alzheimer
A Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo e progressivo que afeta as funções cognitivas, entre elas a memória.
Veja mais sobre Doença de Alzheimer
Hipertensão arterial
A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma doença silenciosa, extremamente prevalente em idosos e que quando não diagnosticada e/ou mal tratada aumenta o risco de infarto, derrame e outros problemas relacionados.
Veja mais sobre Hipertensão Arterial
Diabetes Mellitus
A diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue (glicemia alta). É geralmente causada pelo aumento da resistência adquirida á ação de um hormônio chamado insulina. A diabetes leva a algumas graves complicações a saber: retinopatia diabética: quando afeta a retina podendo levar á cegueira; neuropatia diabética: quando afeta os nervos periféricos principalmente das pernas provocando dor, fraqueza e dormência; angiopatia diabética: quando compromete a circulação sanguinea aumentando o risco de infarto, derrame e gangrena nos membros inferiores; nefropatia diabética: quando sobrecarga nos rins levando à insuficiência renal e podendo chegar á diálise.
Artrose
A artrose é caracterizada como uma doença degenerativa das articulações, causada pelo desgaste da cartilagem e, consequentemente, faz com que um osso entre em contato com outro gerando dor e limitação funcional (dificuldade de mobilidade). É extremamente prevalente na terceira idade
Depressão e ansiedade
Os transtornos do humor são bastante freqüentes na terceira idade principalmente pelo maior isolamento social, perdas de amigos e parentes, aposentadoria, outras doenças limitantes co-existentes.
Veja mais sobre Depressão, Veja mais sobre ansiedade
Osteoporose
A osteoporose é uma doença silenciosa que fragiliza os ossos, fazendo com que eles fiquem porosos e fracos, com maior risco de fratura. Esse enfraquecimento ocorre ás custas de perda de massa óssea
Sua incidência está aumentando ao longo dos anos. Atinge mais idosos e mulheres após a menopausa, afetando cerca de 10 milhões de brasileiros atualmente.
Câncer
As neoplasias (cânceres) englobam um grupo bastante diverso de patologias que podem afetar praticamente todas as estruturas do corpo, resultando em doenças de variada complexidade, severidade e agressividade.
Podem atingir pessoas de todas as faixas etárias, mas indiscutivelmente são muito mais freqüentes em pacientes idosos.
Essas são algumas das principais doenças que a terceira idade costuma enfrentar, e, como especialista em Geriatria e em Envelhecimento Saudável, proporciono as melhores condições para um diagnóstico e tratamento adequados para cada situação.
Em nossa clínica, o atendimento é personalizado e humanizado, de modo a oferecer ao paciente o tratamento ideal, com todo o arsenal terapêutico disponível para o seu caso, além de manter o acompanhamento regular para todas essas doenças, trabalhando de forma preventiva para proporcionar bem-estar e melhora na qualidade de vida desse idoso.