Existe uma clara diferença entre a perda de peso e o emagrecimento. O primeiro deles, acontece de forma não intencional, além de, muitas vezes, não ser saudável.
Já o segundo, é feito por meio de atividades físicas e uma alimentação saudável.
Dessa forma é preciso entender e conhecer o que está levando a mudança dos números da balança. Afinal, nem sempre uma diminuição no peso pode ser considerada normal
Em alguns casos, isso pode ser um sinal de alerta de que algo está errado no organismo.
Uma diminuição superior a 5% do peso de forma não intencional, é um sinal de alerta do corpo que pode estar relacionada a alguma doença. Além disso, a idade também pode ser um agente influenciador dessas mudanças.
Idosos
Durante a terceira idade, o emagrecimento só é considerado normal quando ocorre de modo gradativo e provocado por mudanças saudáveis do estilo de vida.
A perda de peso sem explicação pode ser ocasionada pela perda do apetite, efeitos colaterais de medicações, alteração do paladar ou por outras doenças, como a demência.
Outro fator que pode levar a perda de peso do idoso é a diminuição de partes da estrutura corporal como a redução de massa muscular e óssea, o que leva a pessoa a ficar mais fraca, aumentando o risco de quedas e fraturas.
Diagnóstico para a perda de peso não intencional
O diagnóstico da perda de peso não intencional começa com uma consulta médica, onde o profissional irá ouvir suas queixas, avaliar o histórico e condições de saúde do paciente, fazer um exame físico detalhado e solicitar exames laboratoriais que irão contribuir para a confirmação diagnostica.
Tratamento para a perda de peso
O tratamento depende quase que exclusivamente da causa que leva a esse problema. Visto que pode surgir por diferentes motivos e, assim, ter diferentes soluções.
Mesmo assim, de maneira geral, para o tratamento da perda de peso é muitas vezes necessário, além do médico, o acompanhamento multidisciplinar com nutricionista, educador físico e psicólogo entre outros
Quer saber mais sobre conteúdos de saúde e bem-estar na terceira idade? Confira o nosso blog!