O envelhecimento pode ser definido como um processo dinâmico e progressivo caracterizado por um conjunto de modificações diversas e abrangentes que envolvem aspectos morfológicos, fisiológicos, psicológicos, bioquímicos, comportamentais e sociais que levam o individuo a uma perda lenta e progressiva da capacidade de adaptação ao meio, ocasionando maior vulnerabilidade e aumentando a incidência de processos patológicos, que culminam por levá-lo à morte.
Você deve conhecer pessoas idosas da mesma idade. Pense nessas pessoas e analise como elas estão do ponto de vista físico, mental e emocional. Algumas podem estar parecidas, mas com certeza muitas outras devem estar bem diferentes! Essa é uma das principais características do envelhecimento: é heterogêneo e ocorre de maneira única em cada pessoa
Todo esse processo será mais lento ou mais rápido, mais precoce ou mais tardio, mais severo ou mais brando, dependendo de uma série de fatores, entre eles a carga genética, o meio ambiente em que se vive/viveu e os bons e/ou maus hábitos que se teve ao longo da vida como alimentação, sono, estresse, bebida, cigarro, exercícios físicos, etc..
Portanto, se consultar e fazer um acompanhamento com um médico geriatra deve começar o quanto antes, preferencialmente enquanto você ainda é um adulto jovem e não apresenta sinais e sintomas decorrentes do processo de envelhecimento. Isso significa que o melhor momento é entre 30 e 40 anos de idade!
Vamos lá, então? Se você está nessa faixa etária, ou inclusive já passou por ela e ainda não fez sua avaliação essa é a sua chance. Aproveite e marque já sua consulta!