A insuficiência cardíaca ( IC), é uma doença grave, que pode acometer homens e mulheres de qualquer idade, inclusive crianças, contudo, é mais comum entre idosos.
No Brasil, a IC é a terceira maior causa de internação e a primeira entre as doenças cardiovasculares pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em pacientes acima de 65 anos de idade.
Dados do Ministério da Saúde mostram que, somente em 2012, a IC matou cerca de 27 mil pessoas. Naquele período, as projeções da AHA (sigla em inglês para a Associação Americana do Coração) indicavam que, até 2030, esses números aumentariam em quase 50%, provavelmente em razão do aumento da expectativa de vida.
Para saber mais sobre a insuficiência cardíaca, suas causas e tratamentos, confira o conteúdo exclusivo que preparamos a seguir.
O que é a insuficiência cardíaca?
A insuficiência cardíaca é a dificuldade do coração de bombear o sangue para todo o corpo, gerando sintomas como cansaço, tosse noturna, inchaço nas pernas, etc.
Essa doença é mais comum em pessoas que possuem pressão alta, já que nesses casos o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue, provocando a dilatação do órgão ao longo do tempo.
Porém, a insuficiência também pode acontecer devido ao estreitamento das artérias, o que dificulta a passagem do sangue e distribuição pelo corpo.
A doença não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de remédios orais e cuidados com a alimentação, além de consultas regulares no cardiologista.
Quais são as causas da insuficiência cardíaca?
A insuficiência cardíaca pode ocorrer como consequência de qualquer problema que interfira no funcionamento do coração e no transporte de oxigênio para o corpo como por exemplo doença coronariana, Doença de Chagas, miocardites e endocardites, algumas arritmias cardíacas, valvulopatias por febre reumática, hipertensão arterial, etc..
Sintomas da insuficiência cardíaca
Os principais sintomas de insuficiência cardíaca são:
Cansaço progressivo que se inicia após fazer esforços mínimos, como subir escadas ou caminhar, mas que, com o tempo, pode aparecer até mesmo em repouso; sensação de falta de ar frequente; dor ou desconforto no peito; tosse excessiva durante a noite; Inchaço nas pernas, tornozelos ou pés; palpitações e calafrios; palidez.
Como é feito o diagnóstico da insuficiência cardíaca?
O médico fecha o diagnostico através da avaliação dos sintomas, histórico clinico, exame físico e alguns exames laboratoriais.
Como é feito o tratamento de insuficiência cardíaca?
O tratamento para a insuficiência cardíaca envolve o uso de medicações para aliviar sintomas e para ajudar no curso natural da doença, além de orientações para mudanças e ajustes em alguns hábitos de vida
É recomendado que o paciente diminua o consumo de sal e de líquidos, pare de fumar, diminua a ingesta alcoolica e que faça exercícios físicos regulares como caminhadas, hidroginástica ou andar de bicicleta.
Em alguns casos específicos, mais graves e refratários existe a possibilidade de tratamento cirúrgico e em situações extremas, até a indicação de transplante cardiaco.
Para saber mais sobre outros tratamentos de saúde, confira os conteúdos disponíveis em nosso blog.