Com pacientes oncológicos, a função básica do geriatra é dar suporte e acompanhamento, instituir cuidados paliativos às vezes, mas sempre diminuir sofrimento e tentar manter o paciente com o máximo de autonomia e independência pelo maior tempo possível
As neoplasias (cânceres) englobam um grupo bastante diverso de patologias que podem afetar praticamente todas as estruturas do corpo, resultando em doenças de variada complexidade, severidade e agressividade.
Podem atingir pessoas de todas as faixas etárias, mas indiscutivelmente são muito mais freqüentes em pacientes idosos.
O arsenal terapêutico tende a ser variado, amplo e muitas vezes complexo. Em alguns casos resultam em cura completa e, em outros, resta somente tentar dar mais conforto ao paciente.
Dentre as opções de tratamento possíveis atualmente temos os variados esquemas de quimioterapia, protocolos de radioterapia, de hormonioterapia, de imunoterapia, cirurgia e os tratamentos sintomáticos, principalmente para dar um alivio na dor, nas náuseas, estimular apetite,e suplementação calórico-proteica para tentar manter o paciente dentro da faixa de peso ideal entre outras coisas.
A cannabis medicinal entra aqui como uma opção terapêutica possível, com ação analgésica, anti-emética e orexigena, principalmente quando já existir refratariedade do tratamento convencional.