A artrose, também denominada de osteoartrite ou osteoartrose é caracterizada como uma doença degenerativa das articulações, causada pelo desgaste progressivo da cartilagem (tipo de tecido que reveste a articulação) e, consequentemente, faz com que um osso entre em contato com outro gerando dor e limitação funcional (dificuldade de mobilidade). É extremamente prevalente na terceira idade
A principal causa da artrose é o envelhecimento, já que o desgaste da cartilagem acontece com o passar do tempo.
Mas, outro fator causador desta condição é a realização de movimentos ou atividades constantes e repetitivas, gerando sobrecarga em uma ou mais articulações.
Os locais do corpo mais comuns para aparecimento da artrose são aqueles mais propícios a sobrecarga e movimentos repetitivos como joelhos, mãos, coluna, quadril.
De acordo com dados publicados no site do Hospital Albert Einstein, estudos internacionais revelam que 6% da população acima dos 30 anos já apresenta sintomas de artrose.
Ainda segundo informações publicadas no site do HCOR, o Ministério da Saúde divulgou que a artrose acomete 15 milhões de pessoas no Brasil.
Com isso, podemos perceber a importância de manter o acompanhamento regular ao médico.
Não há cura para a artrose. O tratamento visa basicamente alivio dos sintomas, melhora funcional e controle sobre a evolução da doença, tentando manter o paciente com o máximo de independência e autonomia e com mínimo de sofrimento pelo maior tempo possível.
Uma combinação de vários tipos de medicações associado á fisioterapia, at. Física e acupuntura costuma ser a base do tratamento
Uma alternativa medicamentosa mais recente e promissora para o tratamento da artrose é o uso da cannabis medicinal
De acordo com um estudo feito pela The Health Effects of Cannabis and Cannabinoides, nos Estados Unidos, divulgado pelo UOL, em 2020, o alívio da dor crônica é a condição mais comum citada pelos pacientes que fazem uso da cannabis medicinal.
Entre em contato conosco e entenda mais sobre o uso desse tratamento para artrose!