Geriatra
O médico geriatra é o responsável por acompanhar, gerenciar e promover a saúde e bem-estar de pessoas na terceira idade. Todo indivíduo acima de 65 anos deve impreterivelmente ser acompanhado por um médico geriatra de sua confiança.
Além disso, esse profissional é essencial para orientar e oferecer ações preventivas e terapêuticas para um envelhecimento saudável.
É aconselhado que o acompanhamento para um envelhecimento saudável ideal se inicie entre os 30 e 40 anos de idade.
Isso porque, a partir dessa idade, se iniciam os primeiros sinais de declínio metabólico e hormonal característicos do envelhecimento, quando podemos então intervir preventivamente com orientações de mudanças no estilo de vida com adoção de melhores hábitos e correções funcionais e bioquímicas que trarão bons frutos em relação a longevidade e qualidade de vida.
Nutrólogo
Apesar de serem duas especialidades distintas, as duas possuem um elo quando o assunto é cuidar do envelhecimento saudável.
Isso porque o nutrólogo é focado em analisar e descobrir o impacto dos nutrientes no organismo do paciente.
Ou seja, ele é responsável por propor ações preventivas e terapêuticas relacionadas aos desequilíbrios nutricionais. Doenças causadas por esses desequilíbrios ou que são causa deles.
Esses desequilíbrios, por sua vez, podem ser causados por consequência de algumas doenças, tais como: hipertensão, obesidade, diabetes, entre outros.
As duas especialidades caminham juntas pois tanto o nutrólogo como o geriatra tratam a saúde do idoso como um todo, observando e detectando sinais e sintomas que possam indicar agravos à saúde desse indivíduo comprometendo sua capacidade funcional e cognitiva
E você? Já conhecia essas especialidades? Compartilhe esse texto com um amigo para que ele conheça também!