fbpx

Por que procurar um médico particular?

A formação em medicina é custosa, demorada e desgastante. São seis anos de graduação, muitas vezes em faculdade paga (e bem paga) em período integral, depois pelo menos mais dois anos de residência onde se ganha pouco e se trabalha muito. Quando enfim chega a hora do profissional ser reconhecido e valorizado pela sociedade, ganhar de maneira justa pelo seu trabalho, ele não consegue.

 

O mercado de trabalho médico atual é dominado predominantemente pelos planos de saúde. Os convênios, infelizmente, valorizam muito pouco o trabalho médico. Para ter uma renda condizente e compatível com a responsabilidade e compromisso que a profissão exige, o médico precisa trabalhar mais horas por dia, aumentar o número de consultas que realiza e diminuir seu tempo de duração. Assim não consegue estreitar a relação médico-paciente, acaba fazendo um medicina pobre, superficial, com pouco tempo para ouvir, conversar e orientar o paciente, a família e o cuidador. Não consegue transmitir a confiança necessária que o paciente precisa para se sentir confortado e amparado. Além disso acaba trabalhando mais do que deve, não consegue ter momentos de lazer, de relaxamento adequado, e tem muito menos tempo de atualizar-se dentro da profissão, fazer cursos, congressos, pós-graduação, etc. Enfim, corre um sério risco de se tornar um profissional estressado e desatualizado.

 

Já em um atendimento particular, o médico estipula os seus honorários e tempo de consulta de acordo com o seu interesse e necessidade. Por isso ele pode se dedicar com calma a ouvir o paciente e seus acompanhantes, tirar suas dúvidas, colher uma anamnese completa, fazer um exame físico detalhado, olhar e interpretar exames laboratoriais com cuidado, revisar criteriosamente a medicação antiga, explicar pacientemente sobre as novas medicações, e sobretudo, orientar o paciente sobre alimentação, exercícios, controle de peso, hábitos e vícios, etc., enfim, todas as coisas que podem ajudá-lo a ter uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento mais saudável. Também consegue planejar melhor a sua rotina e dedicar-se à família, ao lazer e principalmente a estudar e manter-se atualizado. Medicina é uma ciência dinâmica onde novos conceitos e novos conhecimentos surgem todos os dias. Portanto, o custo-benefício acaba compensando.

 

Por esses e talvez muitos outros motivos aqui não mencionados, valha a pena investir em um médico particular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×