Dr. Paulo Casali - Logo

Nutrologia

Perda de peso não intencional na terceira idade: saiba mais sobre essa condição

Tempo de Leitura: 2 min.
Data de Publicação: 10/12/2022
Sumário

Existe uma clara diferença entre a perda de peso e o emagrecimento. O primeiro deles, acontece de forma não intencional, além de, muitas vezes, não ser saudável. 

Já o segundo, é feito por meio de atividades físicas e uma alimentação saudável.

Dessa forma é preciso entender e conhecer o que está levando a mudança dos números da balança. Afinal, nem sempre uma diminuição no peso pode ser considerada normal

Em alguns casos, isso pode ser um sinal de alerta de que algo está errado no organismo.

Uma diminuição superior a 5% do peso de forma não intencional, é um sinal de alerta do corpo que pode estar relacionada a alguma doença. Além disso, a idade também pode ser um agente influenciador dessas mudanças.

Idosos

Durante a terceira idade, o emagrecimento só é considerado normal quando ocorre de modo gradativo e provocado por mudanças saudáveis do estilo de vida. 

A perda de peso sem explicação pode ser ocasionada pela perda do apetite, efeitos colaterais de medicações, alteração do paladar ou por outras doenças, como a demência.

Outro fator que pode levar a perda de peso do idoso é a diminuição de partes da estrutura corporal como a redução de massa muscular e óssea, o que leva a pessoa a ficar mais fraca, aumentando o risco de quedas e fraturas.

Diagnóstico para a perda de peso não intencional

O diagnóstico da perda de peso não intencional começa com uma consulta médica, onde o profissional irá ouvir suas queixas, avaliar o histórico e condições de saúde do paciente, fazer um exame físico detalhado e solicitar exames laboratoriais que irão contribuir para a confirmação diagnostica.  

Tratamento para a perda de peso

O tratamento depende quase que exclusivamente da causa que leva a esse problema. Visto que pode surgir por diferentes motivos e, assim, ter diferentes soluções.

Mesmo assim, de maneira geral, para o tratamento da perda de peso é muitas vezes necessário, além do médico, o acompanhamento multidisciplinar com nutricionista, educador físico e psicólogo entre outros

Quer saber mais sobre conteúdos de saúde e bem-estar na terceira idade? Confira o nosso blog!

Dr. Paulo Casali
DR. PAULO CASALI
CRM: 76648 
RQE: 15487

Meu nome é Paulo Antonio Casali, sou médico Geriatra e Nutrólogo com mais de 30 anos de experiência.

Meu foco é na prevenção com uma visão holística e Integrativa para um envelhecimento digno e bem sucedido.

Sou prescritor de cannabis medicinal, homeopatia, fitoterapia e prática ortomolecular.

Será um prazer atendê-lo e oferecer a você o melhor que a medicina pode proporcionar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende 
sua consulta

magnifiercross